quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Dia Europeu da Internet Mais Segura

  


No dia 11 de fevereiro de 2014,   a comunidade escolar do CESMM assinalou o Dia da Internet Mais Segura, associado ao tema Juntos vamos criar uma Internet melhor.
Neste âmbito, cerca de 50 alunos do 1.º CEB dramatizaram 14 tiras de banda desenhada da SeguraNet, subordinadas a temáticas relacionadas com a Segurança na Internet: Copiar e colar; Crédito para uma chamada; Cyberbullying; Facebook; Fuga de informação; Grandes verdades da Internet; Há vida offline; Ines; Invasão de privacidade; Jogos online; Mensagens de desconhecidos; Número desconhecido; Palavras-chave; Sair do facebook; Vírus informático.
As dramatizações promoveram a discussão, entre professores e alunos, e a reflexão sobre questões relacionadas com a utilização crítica, consciente e segura da Internet. Estiveram, assim, em debate a referência às fontes de informação, o uso devido do telemóvel, o cyberbullying, os riscos e perigos das redes sociais, a divulgação da informação pessoal, a veracidade da informação, a motivação para atividades ao ar livre, a Internet Navegável em Segurança, a seleção das amizades e contatos, os jogos de violência, os encontros com desconhecidos, a publicidade enganosa, as não divulgação de palavras-chave, a término da sessão do facebook e, a finalizar, o vírus no computador e telemóvel.
A dinamização da atividade esteve a cargo das professoras de Movimento e Drama e de Inglês, e contou com a colaboração da professora de AFD, bem como de todos os professores titulares de turma e de apoio.
Susana Gomes