segunda-feira, 30 de março de 2015

Projeto KIDFUN da Fundação Benfica visitou o CESMM

KidFun – Educação para Valores” é um projeto da Fundação Benfica que visa apoiar a escola e a família na educação das crianças, ao nível do Saber Ser, motivando-as à descoberta e aprofundamento dos valores fundamentais de conduta e vida em sociedade.
Os valores influenciam diretamente os comportamentos e atitudes de crianças e jovens, perpetuando modelos e garantindo equilíbrios sociais, pelo que a problemática dos valores se constitui como uma prioridade na política educativa europeia.
O Desporto e os seus símbolos assumem, no âmbito do projeto, um importante papel, sensibilizando as crianças para um conhecimento mais profundo dos valores e das suas implicações no seu quotidiano e nos sucessos com que sonham para o seu futuro.
Pode- se fazer tanto com tão pouco...
Obrigado Município de Resende, Os Afonsinhos e Centro Escolar de São Martinho de Mouros.
Sendo suspeito, continuo a entender que o CESMM é uma grande Escola de Vida e de Vivências Fantásticas!
Marcos Antunes


quinta-feira, 19 de março de 2015

Ti, Nó, Ní, regressa ao CESMM!

No dia 18 de março, os Bombeiros Voluntários de Resende, regressaram ao CESMM com mais um conjunto de atividades que muito agradou os nossos alunos. 
Foram apresentadas aos alunos do pré-escolar e do 1.º CEB duas viaturas de socorro e aos alunos do 3.º e 4.º ano  a ANA. Seguiu-se a realização de exercícios práticos de intervenção de socorro.
Com esta iniciativa pretendeu-se que os alunos perdessem alguns receios que eventualmente tivessem em relação a esta Instituição, e muni-los de alguns conhecimentos básicos.
Fátima Silva


Palavras com Cor


No âmbito da iniciativa Cereja de Resende - Ações para a Comunidade Escolar 2015, a Dr.ª Ana Pinto veio ao CESMM desenvolver, com as turmas do pré-escolar, a atividade Palavras com Cor. Atividade essa, que muito entusiasmou os nossos pequenos alunos.
Fátima Silva



segunda-feira, 16 de março de 2015

EQUIPA PROFISSIONAL DE FUTSAL DO SPORT LISBOA E BENFICA VISITA O CESMM

No dia 12 de Março de 2015, a equipa profissional de futsal do Sport Lisboa e Benfica visitou o Centro Escolar de São Martinho de Mouros.
Obviamente foi um dia de uma enorme alegria para todos os intervenientes, e onde as crianças do nosso CESMM foram as principais figuras.
Foi uma atividade de parceria entre o CESMM, o Município de Resende e os Afonsinhos.
No início ouve uma cerimónia de apresentação desta atividade, onde o Presidente do Município de Resende fez questão de apoiar a visita, e agradecer a presença do SLB, valorizando o trabalho da nossa escola, dos Afonsinhos e do corpo de Docentes e Funcionários que compõe a enorme família que é o CESMM.
No final houve um lanche para o plantel do SLB, que agradeceu a amabilidade e cordialidade da receção e que salientou que sempre que necessitemos de algo, eles estarão disponíveis para nos ajudar.
Para terminar agradecemos ao Corpo Docente, aos Funcionários e a todos que ajudaram, em mais uma atividade memorável.

Marcos Antunes





sexta-feira, 13 de março de 2015

Atividades realizadas pelas turmas, no âmbito da visita ao Centro Interpretativo da Cereja



No dia 03 de março de 2015, fomos de visita ao Centro Interpretativo da Cereja, em Vila Verde.
Logo de manhãzinha, o autocarro estava à nossa espera. Estávamos ansiosos por ir ao Centro, o que haveria na antiga escola de Vila Verde?
Já em Vila Verde, fomos recebidos por duas senhoras da Câmara Municipal de Resende.
Entrámos e na primeira parede estava um mapa de Portugal com as principais regiões produtoras de cereja. Ao lado, havia outro mapa com as freguesias do concelho de Resende, destacando as que produzem mais cerejas.
Em seguida, fizemos uma pequena viagem pelo corredor, onde os painéis mostravam o desenvolvimento, desde a plantação da cerejeira até à chegada da famosa cereja de Resende no mercado.
Ficámos a saber que a cereja é de origem japonesa e que a cereja era utilizada para fazer licor.
Esse apreciado licor era feito com o fruto da cerejeira.
O placard foi um importante recurso de observação, referente às diferentes qualidades da cereja e o filme relativo à evolução do processo de produção, até aos pontos de venda.
Seguidamente, foi-nos proposta, a realização de um jogo muito divertido e didático. Tivemos de ordenar folhas de uma cerejeira decorativa, para revelarmos os conhecimentos adquiridos através desta visita de estudo.
Antes de virmos embora, plantámos uma cerejeira, já enxertada, que batizados com o nome de CESMMAGNÍFICA.
Regressámos à escola muito contentes e mais enriquecidos com as informações que nos foram transmitidas e apreendidas.
 Texto coletivo elaborado pela turma M3




Poema, da autoria da prof.ª Eduarda, declamado pela Maria (turma M5), in Loco


Turmas do 1.º CEB visitam Centro Interpretativo da Cereja